Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green


Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Publicação: 2012

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.


A Culpa é das Estrelas tem como protagonista Hazel Grace, uma adolescente de 16 anos que possui um câncer terminal. Hazel é aquela personagem agradável, bem humorada e forte. Ela participa de um Grupo de apoio para crianças com câncer e é lá, que em uma dessas seções, ela conhece Augustus Waters, outro personagem essencial para o desenrolar da trama.

Uma amizade forte cresce entre os dois, o que acaba se transformando em um amor muito gostoso e engraçado, apesar do livro possuir alguns pontos mais pesados. Hazel encara sua doença de uma perspectiva diferente e é isso que nos leva a gostar da personagem. Sua preocupação é com as pessoas ao seu redor, que sofrerão com a sua partida, ao contrário de Augustus, que tem medo de ser esquecido, de partir sem ter feito algo marcante na vida.

Hazel é uma amante de livros, e o seu livro preferido é Uma Aflição Imperial que termina de um jeito inesperado. Ela apresenta o livro para Augustus, e os dois acabam criando teorias para o possível desfecho do livro, e é aí que eles decidem ir atrás do Autor do livro: Peter Van Houten.

Esse é apenas um pouco do que o livro nos mostra. São personagens muito interessantes que passam para o leitor o ponto de vista de como é conviver com esse tipo de doença, que infelizmente vai vencendo aos poucos. É uma temática bem pesada, porém John Green soube retratar alguns pontos de uma forma divertida, sem perder a essência do livro.

E realmente, você, caro leitor, vai rir, chorar e se surpreender com toda certeza!

Sugestão:
Ouçam Birdy-Skinny Love

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu sempre quis ler este livro, atraída principalmente por causa da capa e do marketing que a editora fez. Mas a história é muito legal também, e a sua resenha me deixou ainda mais curiosa = tenho que comprar logo!
    Beijos.
    Alana - Acompanhada pelos Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    A culpa é das estrelas foi o primeiro livro do John Green que li, e confesso que fiquei apaixonada. É incrível a forma ele conduz a história, concordo plenamente com você, apesar da temática pesada, o autor mesmo assim consegue deixar a narrativa divertida. É um livro que vale a pena ser lido:)

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

postagem abaixo incorporada